quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Siri e Alexa podem ser hackeadas por sinais ultrassônicos que não escutamos

 As assistentes virtuais são dispositivos feitos para tornar nossas vidas mais simples e práticas. Presentes em smartphones, por exemplo, elas permitem que acessemos conteúdo e realizemos diversas atividades apenas falando, sendo que alguns aparelhos mais modernos ainda possuem um sistema de reconhecimento de voz para dar mais segurança aos usuários.
Ataques hacker geralmente se aproveitam de falhas técnicas ou distrações das pessoas para invadir um sistema, mas geralmente essas ações exigem um contato físico ou digital com o dispositivo alvo e, caso as medidas de segurança apropriadas sejam tomadas, é possível evitar esses contratempos.

Ataque silencioso

Pesquisadores foram capazes de hackear dispositivos mobile dando instruções de voz perfeitamente compreensíveis para o aparelho
O problema é que agora os hackers estão explorando uma falha em aparelhos que possuem assistentes virtuais, seja a Siri, a Alexa, a Google Assistente e muitas outras. A grande sacada é que isso é feito pela emissão de sinais ultrassônicos que o ouvido humano não é capaz de captar, mas que funciona como um comando de voz para as assistentes.
A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores da Universidade de Zheijiang, na China, que foram capazes de hackear dispositivos mobile dando instruções de voz perfeitamente compreensíveis para o aparelho, mas que nós não conseguimos escutar. Isso permitiu que a equipe acessasse aplicativos, entrasse em sites maliciosos e até – e pior de tudo – abrisse uma fechadura inteligente conectada ao celular invadido.

FONTE(S) ENGADGET

Nenhum comentário:

Postar um comentário